sábado, 15 de novembro de 2008

Conselhos do Mestre

1. Escreva o máximo possível! Escreva, escreva, escreva... até os dedos não aguentarem mais. (...)
2. Escreva sobre diversos temas, coisas cômicas e piegas, boas e ruins. Faça contos, miudezas, anedotas, chistes, trocadilhos etc. etc.
3. Adaptações de autores estrangeiros é algo plenamente lícito, mas apenas quando o pecado do oitavo mandamento não ferir a vista. (...) Evite os argumentos muito populares. Por mais broncos que sejam os senhores editores, não é fácil provar o seu desconhecimento da literatura parisiense, sobretudo a de Maupassant.
4. Escreva de uma assentada, com total confiança em sua pena. (...)

Antón Tchekhov
Em carta à escritora Maria Kisseliova

2 comentários:

douglas de paula disse...

Deveríamos erguer um monumento em homenagem a essa Maria Kisseliova por ter pedido ao Mestre tais conselhos. Esses 4 pequenos tópicos dizem mais e melhor que toda a Teoria da Literatura e toda crítica literária. Deveríamos também tomar uma cerveja pelo blogueiro que pescou esses conselhos no mar de mediocridade dos tempos pós-modernos.

Marcley de Aquino disse...

Na faculdade, ouvi um "Doutor em Literatura" criticando Saramago, pois este não vê distinção entre narrador e autor. O sabido doutor dizia: "O Saramago só fala isso porque não entende nada de teoria"... Ainda bem!